Correio Popular Notícia





ENERGISA
Programa Mais Luz contempla 900 famílias na Amazônia

Data da notícia: 2023-07-21 17:35:13
Foto: Assessoria
Em Rondônia, cerca de 900 famílias foram beneficiadas com os equipamentos

Na comunidade de Ressaca, às margens do rio Madeira, distante cerca de duas horas de barco de Porto Velho, vivem mais de 20 famílias que trabalham a maior parte do tempo com plantio de frutas e pesca. Em 2022, elas foram atendidas pelo Programa Mais Luz para a Amazônia (MLPA) que promove acesso à energia elétrica para a população localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal.

O programa, que foi criado pelo governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, é executado pela Energisa e tem feito lamparinas e os barulhentos geradores de energia virarem coisa do passado, graças à instalação de placas solares que fornecem eletricidade de forma contínua e sustentável.

No último ano, em Rondônia, cerca de 900 famílias foram beneficiadas com os equipamentos.

Lucas Bezerra é um dos contemplados. Ele mora na comunidade com a esposa e quatro filhos e tem um mercadinho. Para ele, após a chegada do MLPA “a vida melhorou 100% e ajudou, inclusive, na comercialização de itens como bebidas e refrigerantes”. A vizinha dele, Francisca de Oliveira, também vende esses produtos e compartilha do mesmo sentimento. “As coisas melhoraram muito com a chegada das placas solares do MLPA”, declarou.?

O gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa, Carlos Alexandre Oliveira, destacou o desafio de implementar o programa no estado.

“Foi necessário um planejamento resoluto, assertivo e um movimento intenso das equipes envolvidas, para que os objetivos do programa fossem alcançados. As grandes distâncias e a logística ainda são os maiores obstáculos, mas a gente conseguiu levar energia para centenas de famílias ribeirinhas e quilombolas. Ver a satisfação no rosto dessas pessoas é sempre muito gratificante”, ressaltou.

Até 2024, a expectativa é que mais de 2.800 famílias rondonienses sejam atendidas pelo programa, para que possam usar energia limpa e renovável.

Fonte: Assessoria de Imprensa






Noticia vista 1416 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.